Como treinar as habilidades sociais de crianças autistas?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Muito se fala em habilidades sociais quando falamos em autismo. Entretanto, algumas vezes não fica muito claro como desenvolvê-las. Leia o post e saiba mais!

O primeiro passo para dar início ao desenvolvimento das habilidades sociais é procurar uma ajuda especializada para receber orientações adequadas, de preferência procure um profissional especializado na ciência ABA. Mesmo com a ajuda destes profissionais, é recomendado que os pais, cuidadores e professores contribuam na manutenção dos comportamentos da criança, tornando assim o processo de mudança e entendimento das habilidades sociais mais rápido.

Veja algumas técnicas:

?Fotos: é um método comum para treinar o reconhecimento de emoções através de imagens. Esta técnica vai além de olhar a imagem e dizer que representa “felicidade” ou “tristeza”. O profissional explica e dá exemplo do que causou a emoção representada na imagem.

?️Atividades em grupo: é ótimo ensinar habilidades sociais através de cenários cotidianos e em grupo com outros colegas.

?️Uso de tecnologia: através do uso lúdico de vídeos, jogos e desenhos é possível ajudar a criança a desenvolver a sua comunicação e a sua linguagem corporal.

?Histórias: quando lemos histórias para a criança, nós apresentamos de forma divertida e descontraída os conceitos e regras sociais. Por este motivo é uma técnica muito utilizada.

Recentes