Desenvolvendo a linguagem no autismo

Facebook
Twitter
LinkedIn
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que causa dificuldades na interação social, na comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Entenda melhor o desenvolvimento da linguagem no autismo, neste post.

Um método que pode ser utilizado é a Comunicação Alternativa, especialidade do setor da fonoaudiologia, essa especialidade tem como objetivo ampliar o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão, compreensão e são utilizados auxílios externos como cartões de comunicação e pranchas de comunicação ou pranchas alfabéticas entre outros auxilios que atendem às necessidades do paciente.

Outra alternativa é o método PECS, um Sistema de Comunicação por Troca de Figuras que foi desenvolvido como um sistema de intervenção alternativa de comunicação, suas estratégias são específicas para o estímulo e reforço que levarão à comunicação independente são usadas em todo o protocolo. Dicas verbais não são usadas, construindo iniciação imediata e evitando dependência.

Recentes