Intervenção ABA em casa e na escola

Facebook
Twitter
LinkedIn
Tem dúvidas sobre como funciona a intervenção ABA nesses ambientes? Então leia o post que vamos sanar algumas dessas dúvidas!

A intervenção ABA em ambiente domiciliar pode gerar dúvidas sobre como organizar o ambiente de ensino. O primeiro passo para organizar este ambiente é escolher o local para iniciar esse estímulo com a sua criança, por mais que o ambiente da casa já seja um ambiente familiar, é muito importante criar um ambiente como referência para que a criança entenda que naquele local irá acontecer algo diferente.
Uma das estratégias para criar esse ambiente visualmente diferente para o seu filho(a), é sinalizar através do mobiliário, através daquilo que será escolhido para ser usado nesses momentos de estimulação. É muito importante também eliminar deste ambiente fatores de distração, como o bichinho de estimação, brinquedos, pois isso torna mais difícil a concentração da criança com tantas coisas que ela gosta ao seu redor.
Outra coisa importante é não interromper a criança em alguma atividade que ela gosta e que esteja engajada no momento, para chamá-la para este ambiente, a sugestão é que ao invés de interromper, os pais consigam trazer este momento de prazer também para o ambiente de ensino.
Já a ABA para o ambiente escolar, antes de tudo será feito uma avaliação, que permitirá ter uma visão global sobre a criança. Com isso será percebido vários domínios que a criança precisará aprender, seja sentar, esperar, ou outro tipo domínio, e com base nessas necessidades serão escritos programas para cada um desses domínios.Se uma criança autista não sabe sentar, não tem paciência para esperar, não tem como pularmos já para a etapa de alfabetização, antes de tudo ela terá que aprender a sentar, esperar e etc, para aí então fluir no seu processo de alfabetização. Quando utilizamos a ABA como uma ferramenta orientadora da inclusão, o profissional irá ser treinado para aplicar o processo de ensino que a criança precisa no momento para evoluir no seu processo de aprendizagem e assim atingir resultados verdadeiramente satisfatórios.

Recentes