O que é regulação emocional?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Entenda o que é e qual a sua importância para os nossos pequenos(as)

A regulação emocional é um processo por meio do qual tentamos influenciar as nossas emoções. São estratégias de enfrentamento que usamos para controlar a intensidade das emoções.    

Estas estratégias podem ser adaptativas ou então desadaptativas e são formadas nos vínculos criados nos primeiros anos de nossas vidas. Entretanto, crianças com TDAH podem apresentar uma dificuldade maior para controlar a intensidade dessas emoções, muitas vezes visualizamos isso como teimosia e fácil irritabilidade.    

Mesmo com estímulos que ajudam nos típicos sintomas de TDAH, como desatenção e hiperatividade, eles não surtem o mesmo efeito na regulação emocional. Então, o que fazer?    

A terapia nestes casos é indispensável, nela a criança pode desenvolver habilidades que permitam que ela faça uma releitura das situações e regule as suas próprias emoções de forma mais positiva. Além disso, os pais podem receber recomendações profissionais de como lidar com as situações de descontrole da raiva da criança.    

Também é muito importante descartar outros transtornos comórbidos que possam estar contribuindo para a irritabilidade e ataques de raiva. Um psiquiatra experiente pode, ainda, ajustar a medicação do TDAH e receitar outros medicamentos caso necessário.    

Você pode contar com o apoio dos psicólogos especializados da NeuroKids para auxiliar seu pequeno(a) nesta jornada!

Recentes