Qual o papel do AT na escola e a domicílio? 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Leia este post e saiba mais sobre essa especialidade que pode ser fundamental no desenvolvimento do seu filho(a).

O AT é um profissional com formação específica, ele é supervisionado por um analista do comportamento, onde ele recebe todo o programa de ensino da criança, para saber como mediar a intervenção. Na escola, o profissional AT tem um papel fundamental de mediar a inclusão do pequeno(a), ele irá analisar o comportamento em relação acadêmica, auxiliando no processo de aprendizagem juntamente com a professora.
Uma criança que tem dificuldade de sentar e prestar atenção, o  AT irá mediar o ensino dessa rotina em sala de aula, ele será como uma sombra, sempre se posicionando atrás da criança de maneira que irá manter a criança integrada dentro dessa rotina escolar, irá também de promover integração social da criança, além de reforçar comportamentos adequados. Os comportamentos problemáticos apresentados na escola serão manejados conforme orientado pelo supervisor, seja dentro ou fora da sala, tudo isso será anotado em folhas de registro para que o analista consiga acompanhar a evolução da criança.
No ambiente domiciliar, o AT irá inicialmente organizar o ambiente com a família, ele precisa conhecer as habilidades e atividades da criança, para que as atividades feitas pelo profissional sejam realizadas de maneira adequada. Assim como na escola, o AT irá registrar todas as atividades que serão realizadas em casa, ou seja, este profissional irá desenvolver uma estrutura de rotina com a criança, podendo ajudar até a família a desenvolver atividades de autonomia, como o banho e a alimentação.
É super importante que ao final dessas sessões o AT consiga dar um feedback para a família, explicando tudo que foi desenvolvido ao longo daquele dia e como a criança respondeu às atividades.

Recentes